Apanhámos um autocarro sábado de manhã para a Malásia. Depois de chegarmos a "Melaka Sentral", a estação de expressos deles, apanhámos um outro autocarro local, BEM LOCAL por sinal, uma autêntica máquina torradeira ambulante antiquíssima, mas que lá fez o seu trabalho,
Descemos numa paragem central, e deparámos-nos com um moinho rodeado de um jardim cheio de flores, ao pé de um canal que mais nos fez parecer que estávamos numa pacata cidade Holandesa! É claro que acordámos logo para a realidade assim que ouvimos o som "techno" (?!?!) foleiríssimo vindo de uns riquexós folclóricos, todos coloridos e cheios de luzes, destinados a levar a passear turistas (desesperados com certeza). Começámos então a explorar as 7 maravilhas de Malaca:
1ª Maravilha de Malaca: Bairro Chinês. Estando estrategicamente localizados a 1 minuto do centro do bairro chinês, explorámos bem as suas ruas estreitas. Quase sem trânsito, prevalece o seu pacato comércio local, pequenas oficinas, templos lindíssimos em cada esquina, uma mescla de cores e uma harmonia espantosa, em termos de arquitectura. Nada de prédios altos a destoar os edifícios rasos, bares e restaurantes na sua avenida principal. À noite o bairro mostra todo o seu esplendor, literalmente todas as casas estão iluminadas com luz de um tons vermelhos, alaranjados, rosados. As poucas ruas que não são iluminadas são seguríssimas. Juntando a isto as noites quentes, obviamente fizémos alguns passeios por este bairro.
2ª Maravilha de Malaca: Porta de Santiago. A Porta de Santiago, é das construções europeias
3ª Maravilha de Malaca: O incrível homem dos dedos de ferro! Sim, não é iron-man 2! É algo muito melhor! É um senhor já avô que apenas com um microfone, e duas colunas, um coco e os seus dedos conseguiu reunir uma multidão de seguidores à entrada do bairro chinês! Quais fãs de heróis de banda-desenhada, este homem conseguiu durante uma hora cativar meros mortais (como todos nós) a testemunharem os seus super poderes! Com apenas 2 dedos conseguiu furar um coco enquanto muito possivelmente algumas carteiras andavam a ser palmadas pois estavam todos especados a olhar para aquele feito. Lá tivémos alguma paciência e filmamos o acontecimento!
4ª Maravilha de Malaca: A nau Portuguesa - "Flora de la Mar".
5ª Maravilha de Malaca: Mercado Nocturno da cidade. Como não poderia deixar de ser, à noite a cidade tem um mercado, pelo que a rua central do bairro chinês fica animadíssima, em toda a sua extensão. Todas as lojas da cidade expõem os seus artigos, desde roupa e acessórios, a peças de artesanato e bijouteria, artigos para todas as necessidades, comida e bebidas locais. As ruas enchem-se de pessoas, luz, alegria. E lá fomos gastar mais uns trocos também ;)
6ª Maravilha de Malaca: A gastronomia Pak Putra -
Um restaurante Indiano perto na futura zona da marina da cidade. Um must para quem passe por Malaca, um pão (naan) divinal, feito na altura, e comida e recheios deliciosos!
Capitol of Satay - Espera-se 1 hora numa fila ao pé da estrada para se entrar porque o sítio é super concorrido! Basicamente é um fondue de carne, vegetais, e frutos do mar variados onde se tem uma mistela de amendoim a ferver na mesa e faz-se a comida à medida que se come. O sabor é dívinal!!! E vale muito bem a espera. Para quem não está com pressa é concerteza um sítio a experimentar! 7ª Maravilha de Malaca: Bairro Português.
A descendência "Portuguesa" do bairro :)Rua "Texeira" no bairro Português
(À direita) "A única parte que resta da Antiga fortaleza de Malaca construída por Afonso de Albuquerque..."
E posts mais pequenos e com maior regularidade, não? :)
ResponderEliminarPerceno que assim não queiram escrever....ufa! hehehe
Biejinhossssssssss