quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Cheirinho a Natal...
Primeiro, ainda no outro fim-de-semana (quando não sabíamos o que fazer e resolvemos dar mais um saltinho a Kuala Lumpur), ficámos hipnotizados por uma pequena loja de Natal em plena Chinatown que vendia desde todo o tipo de enfeites de Natal, a postais da época e afins. Acabámos por ficar convencidos que já estávamos atrasados para montar a árvore de Natal e por isso resolvemos trazer uma pequenina da Malásia! Depois, Singapura: Orchard. Obviamente a rua, as lojas, os centros comerciais já estão todos artilhados para a caça ao consumidor. Mas mesmo os cafés, ainda há pouco vindo de um, com as suas iguarias tipo "Pudim de chocolate de natal", ou a "casa de gengibre do Pai Natal", e a musiquinha de Natal ambiente, estilo "Let it snow, Let is snow" de Frank Sinatra :) Até apetecia sair do café, por uns momentos meter as luvas e esfregar as mãos do frio, sentir o ar condensado da boca a sair... mas, em Singapura o único frio que se sente é do ar condicionado dentro do café. Lá fora leva-se é com uma parede de bafo quente e no máximo ouve-se o assobio de um transeunte local (confuso se calhar) de uma música de natal.
Verdadeiramente diversa Singapura, celebra-se todas as festividades por uma população local, sejam à maneira Hindu, Muçulmana ou Budista,... e também à nossa maneira, claro está. E pelos vistos o Natal por cá vai ser longo... Já só faltam 5 semanitas! :)
MoonCakes
O Mid-Autmumn Festival (festival Meados de Outono) é uma das 4 festividades chinesas mais importantes que ocorrem anualmente e coincide com a altura do ano em que a Lua atinge a sua luminosidade máxima. De acordo com um livro chinês muito antigo que aborda os rituais e cerimónias chinesas, o Imperador Chinês deve oferecer sacrifícios ao Sol na Primavera e à Lua no Outono.
Durante este festival presta-se tributo à Lua e os Mooncakes (bolos da Lua) são vistos como uma iguaria indispensável nesta ocasião e são considerados uma oferenda importante para o Deus da Terra, Tu Ti Kung.
De acordo com a crença popular, o hábito de se comer Mooncakes começou na última Dinastia de Yuan. Nessa época, sobre a pressão da Regra Mongol, criou-se um plano para destronar os mongóis. A mensagem “ Revolução no 15to dia do 8vo mês lunar” foi inserida dentro dos Mooncakes e estes distribuídos pelas famílias chinesas. De acordo com a lenda, as pessoas responderam ao pedido e os chineses conseguiram expulsar os Mongóis da China e fundar a Dinastia Ming em 1368.
Os Mooncakes assumem um papel de tal modo preponderante neste festival, que em vez de Mid-Autumn Fest, há quem chame Mooncake Festival.
Os Mooncakes típicos são redondos ou quadrados, com 10cm de diâmetro e 4 a 5 cm de altura. Actualmente há vários tipos de conteúdo mas tipicamente contêm pasta de lótus e podem também conter no centro uma ou mais gemas de ovo de pato salgadas que representam a lua cheia. Tradicionalmente, estes bolos têm impresso caracteres chineses que significam ‘longevidade’ ou ‘harmonia’ além do nome da pastelaria e indicação da pasta dentro do bolo.
Apesar de serem um pequeno bolo, a pasta é tão concentrada e pesada, que é usual comer apenas uma pequena fatia acompanhando com chá chinês. É também tradição oferecer esta iguaria como presente entre familiares e clientes/fornecedores, fazendo com que o mercado de produção de Mooncakes seja dinâmico, em crescimento e cada vez mais criativo.
Durante esta época, decorrem imensas feiras só focadas em vendas de Mooncakes, e além dos mais típicos, é possível já encontrar com outro tipo de recheios, como de frutas, chocolate e amêndoa. Uma das ultimas versões, foi lançada pela Haagen-Daz que criou um mooncake de gelado!
Nós também fomos explorar uma destas férias de Mooncakes e apesar de termos provado amostras mesmo muito pequenas, por ser um bolo tão pesado, rapidamente sentimo-nos cheios!
Mas é uma iguaria a experimentar, pelo seu sabor peculiar, a sua aparência única e pela tradição chinesa ainda profundamente viva nos dias de hoje. O frenesim de compra e negociação de caixas de mooncakes e escolha da caixa mais bonita, glamorosa, criativa, faz parte de todo este ritual. Além dos mooncakes, é de denotar, que muitas marcas atraem clientela pelas caixas onde colocam os pequenos bolos apesar de os Singaporenses nunca desmenosprezarem o sabor !
Querem experimentar um também ? Venham até cá ! :)