quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Reserva Natural de McRitchie

Apesar de ser do tamanho de Lisboa metropolitana, é fantástico como Singapura consegue albergar 5 milhões de pessoas e ainda ter tanto espaço verde. É claro que os "locais" discutiriam esta questão (queixam-se bastante que não há espaços verdes), mas definitivamente em relação aos jardins, e natureza, Singapura planea rigorosamente a sua manutenção. Falando só de reservas e reservatórios naturais, Singapura dispõe de mais de 10 locais relativamente grandes, onde podemo-nos perder literalmente e não ver nenhum vestígio de civilização à volta. A reserva natural de MacRitchie é disso exemplo. Um dia, combinámos com uns amigos e fomos dar uma caminhada ao parque!

O parque tem alguns percursos para caminhadas, desde 3,2 Km até 4,8Km (e por aí acima, dependendo também de quantas voltas se quiser dar) e proporciona uma boa caminhada, com natureza constante, o som já familiar dos insectos da selva, macacos (obviamente), alguns insectos desproporcionados e segundo se diz, mais espécies de pássaros do que na região dos Estados Unidos.

Uma das coisas que nos despertava alguma curiosidade é um tão aclamado "Tree Top Walk" (literalmente Caminho sobre as Árvores) que não é nada mais nada menos do que uma "assustadora" ponte suspensa que nos permite elevar um pouco mais e ter uma boa vista sobre o parque. Pensámos logo que íamos encontrar uma ponte do género Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida, mas... estávamos em Singapura. Ou seja não é preciso dizer nada mais. A ponte era feita de cabos de aço, ainda que balance um pouco mais lá para o meio, mas deve estar bem preparada para um ataque terrorista por sinal, ehehe.

A caminhada tem muito poucos pontos de "abastecimento" (vimos apenas 1), além da sua entrada principal, por isso é preciso ir relativamente preparado. Os caminhos estão praticamente desenhados, por isso a coisa não é assim uma daquelas "aventuras malucas". Ainda assim, para Singapura, nada mau em termos de natureza selvagem. Uma das coisas expressamente proibida é dar comida aos macacos, por 2 razões: (1) Eles habituam-se e para a pŕoxima a probabilidade de atacarem ou rodearem pessoas é maior, por pensarem que estas trazem comida, e (2), porque dessa forma tornam-se também preguiçosos e chegam mesmo a esquecer-se de alguns dos seus instintos selvagens e a deixarem de ter tanta capacidade para procurar comida independentemente.

O local é um dos 4 reservatórios de água natural de Singapura, e por sinal o mais antigo. Mas como em quase tudo em Singapura, este foi concebido pelo homem, roubando à selva alguma da sua área para albergar a tão indispensável água potável. Ficou concluído em 1868 e foi expandido em 1891. Ficam aqui algumas imagens da caminhada.



Esta formiga era gigante! Não se iludam pelo tamanho da rosca na tábua, a formiga era quase do tamanho de um dedo das mãos.


A ponte suspensa
A paisagem da ponte suspensa

Este amiguinho deixou-me aproximar para tirar a foto mas de seguida subiu a uma árvore para ficar a uma altura superior à minha e mostrou a dentuça! Acabou-se logo a sessão de fotografia de modelos! :p


Estes estavam na rua, numa das entradas do parque a caminhar em direcção a umas vivendas e pouco depois já estavam lá dentro... Todos para a mesa que é hora de almoçar!

Sem comentários:

Enviar um comentário