sábado, 20 de fevereiro de 2010

Gunung Ledang– Peripécia na fronteira

"...a senhora responsável por me conceder um novo papel, verificou 3 vezes no sistema os dados do meu passaporte e cada vez que não encontrava nada, vinha ter comigo e dizia “no system”...”can’t find”...ora bem, eu não sabia como ajudar e o tempo passava..."


Tivémos a sorte de conhecer uma egípcia num dos primeiros eventos sociais a que fomos mal chegámos a Singapura.
Ela estava a organizar um fim-de-semana de montanhismo a uma montanha na Malásia (Gunung Ledang, 1276 metros) e convidou-nos a participarmos...claro que nem pestanejámos!
Eramos um grupo de 14 pessoas de 6 ou 7 nacionalidades e demorámos cerca de 45min de carro a chegar à fronteira entre SGP e Malásia...imaginem a dimensão desta ilha!

Quando chegamos à fronteira temos que todos sair do Bus e passar nos serviços alfandegários e logo aí começa a aventura, porque era suposto eu (Nêz) ter um papel comigo além do passaporte...
Como não o tinha, fui conduzida até uma salinha para “pessoas com situações irregulares”...
Nestas coisas e apesar de saber de antemão que a falta do papel não era importante, há sempre aquela sensação de medo porque eles fazem questão de ter cada um uma cara mais birrenta que o outro e nem sempre nos entendemos... mesmo que em inglês...!
Passando a explicar...a senhora responsável por me conceder um novo papel, verificou 3 vezes no sistema os dados do meu passaporte e cada vez que não encontrava nada, vinha ter comigo e dizia “no system”...”can’t find”...ora bem, eu não sabia como ajudar e o tempo passava...
Até que vi uns polícias a olharem para o meu passaporte...eh laaa...aí achei estranho!
Lá veio outra senhora com o meu passaporte na mão... sentou-se à minha frente, abriu o passaporte na primeira página (para quem não sabe a 1ra página tem um desenho do nosso querido Luis de Camões), apontou para o desenho e perguntou “qual o significado deste desenho?” com um ar bem sério...
Depois daquele tempo de espera, de ver o meu passaporte passear de mãos em mãos... confesso que tive que respirar fundo para não desatar a rir e responder com a mesma seriedade que me havia sido colocada a questão!
Lá lhe expliquei a história desta figura portuguesa e aproveitando a oportunidade de divulgar a nossa cultura, mostrei-lhe também a imagem dos heterónimos de Fernando Pessoa que estão na contra capa do Passaporte.
Nessa altura já tinha uns 5 indivíduos de volta de mim, a ouvir a minha explicação; tinham de ver a cara deles de estupefacção e admiração quando lhe expliquei que o Pessoa tinha a capacidade de escrever personalizando diferentes perfis de individuos.
E foi assim! Com a minha explicação, parece que tudo ficou claro quanto ao meu passaporte e depois de me despedir de todos, lá vim contente e descansada ter com o resto do grupo para prosseguirmos viagem.


Chegando à montanha de Gunung Ledang, iniciámos a nossa caminhada.
Tivemos de levar tudo connosco, tendas e mantimentos porque no topo só nos esperava um espacinho no chão para montarmos arraial!

Mas com o calor que se fazia sentir, a humidade da floresta, a falta de um caminho definido (literalmente caminhávamos agarrando-nos a troncos e tentando encontrar lugares apropriados para colocar os pés), apercebemo-nos que o belo do passeio, além de belo ia ser um belo desafio também!
Mas não há dúvida que é uma experiência muito enriquecedora, (além de se perder uns quilinhos, logo repostos pelas noodles e pãorico transportado ás costas...ora bolas!) porque a vegetação é extremamente diferente e é possível ver diferentes espécies de árvores, fungos, ouvir pássaros e insectos que cantarolam sons incomuns e é também um teste à resistência física.
Demorámos 5horas a subir embrenhados em floresta pura, percorrremos 1200 metros mas quando chegámos e vimos a paisagem...NOSSA...soube mesmo bem!





Depois foi hora de montar as tendas e cozinhar umas noodles com vegetais (aqui ninguém passa fome, se não tiverem dinheiro para comer, vão até ao supermercado e por 1 euro compram 5 doses de massa já com temperos!)

Para finalizar e para quem for valente o suficiente para "testemunhar" esta subida connosco, fica aqui um vídeo da subida a Gunung Ledang!





Thank you Yasmine for this trip! ;))

Sem comentários:

Enviar um comentário