Fomos convidados para um casamento chinês de um colega meu (Inês). Ficámos entusiasmados pela experiência cultural apesar de as diferenças serem poucas…
Em Singapura, os casamentos chineses são divididos em 2 partes.
A primeira parte desenrola-se durante o dia e ao qual só assistem a família mais próxima dos noivos.
O noivo vai até à casa da noiva e é obrigado (juntamente com os padrinhos) a passar uma série de desafios/tarefas, preparadas pelas madrinhas da noiva, antes de poder ver a noiva.
Depois, o casal participa na cerimónia do chá, tendo que preparar o chá e servi-lo aos membros mais velhos da família.
Posto isto, o noivo leva a noiva até a casa dos seus pais e aqui fazem também a cerimónia do chá com os respectivos familiares do noivo.
Alguns casais também aproveitam este dia para visitar algum templo, fazer oferendas e rezar.
A segunda parte do dia, é a cerimónia à noite, em que geralmente, os noivos reservam um salão num hotel e convidam todos os amigos e familiares mais distantes a participar e a comemorar com eles!
A nossa 1ra preocupação foi o presente, visto que não sabíamos exactamente o que oferecer…lá nos informámos e parece que os chineses são muito simples…oferecer dinheiro ou ouro é o ideal e é o que os noivos esperam dos convidados! O dinheiro é colocado num Ang Pau (envelope vermelho) e é oferecido aos noivos directamente ou então entregue a um familiar, que estará encarregue de receber os presentes, identifica-los e colocar na caixinha dos envelopes…
Na entrada do salão está exposto o álbum de fotografias do casal!Porque aqui a tradição é tirar as fotos algumas semanas antes da cerimónia para apresentar no grande dia. Geralmente os noivos vão ate um estúdio, alugam vários fatos e tiram fotos em diferentes cenários. Neste caso, o meu colega e a mulher além das fotos em Singapura num estúdio foram também até uma ilha na Malásia e tiraram alguma fotos paradisíacas que muita inveja provocaram nos convidados!
Mas a parte mais especial estava para vir…o inicio da refeição!Os Singaporenses têm uma atracção tão grande por comida que esta é uma parte essencial do evento…a tal ponto que depois de todos estarmos sentados e recebermos os noivos na sala, as luzes apagam-se, faz-se silêncio, as portas abrem-se e entra um equipa de empregados muito coordenados a carregar os tabuleiros luminosos com o 1ro prato da noite ao som de uma musica bem dinâmica!!! Um verdadeiro espectáculo!
A refeição é composta por 8 ou 9 pratos, visto que estes números além de ostentarem quantidade/riqueza (nem em casamentos portugueses temos tantos pratos!), têm significados especiais em Mandarim, o 8 significa prosperidade e o 9 significa longevidade.
Todos os pratos eram deliciosos e muito variados. Qualquer casamento tem que ter ingredientes caros como marisco ou tubarão.
Durante a refeição, foi feito um brinde com todos os convidados. A palavra proferida significa Yam Seng,significa "cheers" mas também "beber para ter sucesso" e quanto mais tempo for prolongada, mais sucesso trará ao casal, por isso é um brinde que dura looongos minutos !!
Durante a cerimónia, os noivos trocaram de roupa 3 vezes, no inicio tinham trajes estilo ocidentais, depois trocaram para vestidos de cerimónia e no final colocaram outro fato de cerimónia para se despedirem dos convidados.
É uma festa muito mais curta, dura em média umas 4 horas, visto que não há mais nada para além da refeição…nem dança, nem espectáculos, nem fotografias com os noivos (de uma forma formal como em Portugal) mas é não deixa de ser um grande evento e uma boa oportunidade para experimentar alguns pratos locais .
Aproveitamos aqui para desejar muitas felicidades ao Bruce e a Cathy!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)