Se há um lugar onde sempre nos deparamos com produtos que nunca vimos, cheirámos e experimentámos antes, são as frutarias em Singapura!
Um regalo aos olhos pela oferta imensa de cores vivas e pelos cheiros doces e frescos, combinados geralmente com a amabilidade dos vendedores sempre dispostos a dar-nos a experimentar um novo sabor.
Hoje vamos dar-vos a conhecer algumas destas iguarias…
Considerado o Rei dos frutos – Durian
Um dos frutos mais famosos e característicos do sudoeste asiático, sobretudo pelo seu tamanho (grande) e pelo seu odor único e que faz com que a maior parte dos turistas nem se atreva a experimentá-lo!
Tem um odor tão forte que não é preciso estar perto da frutaria para saber que nos iremos cruzar com ele no caminho e o cheiro não sendo prazeroso, remete a odores como vómito, ou aqui entre nós, um “peidinho mal cheiroso”!
Devido ao cheiro, este foi banido de hóteis e não é possível entrar em transportes públicos acompanhados de durian, porque é impossível passar despercebido!
Mas os locais adoram-no (o cheiro também!) e por isso é daqueles frutos que se adora ou se detesta.
Este fruto tropical (que pára de crescer caso a temperatura baixe os 22ºC) tem uma casca verde duríssima e cheia de picos e o recheio (comestível) é suave, amarelo e o sabor tem alguma parecença com queijo.
Nós já experimentamos e gostamos! Tem um paladar único e diferente do que estamos habituados, porque não é tão doce e a textura é tipo uma pasta, mas é definitivamente uma experiência!
É também muito comum encontrar em pastelarias bolos com recheio de durian ou snacks.
E dada a sua importância na cultura, até a Esplanade (edificio arquitectónico muito interessante onde decorrem os melhores espetáculos de Singa) tem uma forma que lembra um Durian e por isso é muito comum ser chamada pelos locais de “The Durian”.
Chamada a Rainha das Frutas – Mangosteen
É assim denominada porque esta fruta, ao contrário do Durian, provoca sensações refrescantes e por isso deve ser comida após a ingestão de um Durian para equilibrar o organismo.
É uma fruta super saborosa, docinha e realmente refrescante.
Por fora é escura, mas as paredes interiores são cor-de-rosa choque e o conteúdo parece tal e qual um formato de alho, sendo cada goma similar a um dente de alho mas com um sabor em nada comum!
Aprovadissíma!
A fruta “mais cabeluda” – Rambutan
Rabutan em Malaico, Filipino e Indonésio significa literalmente Cabeludo e devido à forma da fruta que realmente parece ter cabelos, é lhe dado este nome.
A sua aparência faz com que seja das frutas mais peculiares para nós.
Ao se retirar a pele, encontra-se um fruto branco ,em forma de ovo, de alguma forma parecido a uma líchia e com sabor similar a uva.
Como é vendido aos molhos, torna-se viciante, como se estivéssemos a comer amendoins!
A maior fruta do mundo – JackFruit
Uma única fruta pode chegar a atingir 1 metro de comprimento e 50cm de diâmetro e 36 kilos!
E não é que o nome tem influências portuguesas?!
A fruta tem diferentes nomes dependendo do país, mas o nome em inglês é derivado do termo Chakka (no dialecto indiano Malayalam), sendo este derivado da palavra portuguesa “Jaca”.
Este nome é usado por Garcia de Orta no seu livro de 1563 “Colóquios dos simples e drogas da India”.
É também uma fruta muito comum no Brasil e que se chama…Jaca, claro.
A parte exterior é similar ao Durian mas maior e a parte que se come é amarela, com um sabor entre ananás e banana, muitoooo doce.
A fruta do cacto – Dragon Fruit
Apesar de originária da América Latina tem uma presença muito forte na Ásia e encontra-se em qualquer frutaria a preços acessíveis.
A árvore desta fruta é um cacto, e a fruta em si é cor-de-rosa choque por fora e por dentro pode ser cor-de-rosa choque também ou então branca.
Faz lembrar um kiwi por dentro por também tem sementes pretas.
É uma fruta fresca, baixa em calorias, com um sabor suave.
É uma fruta bonita e única pelo seu aspecto e nome intrigante!
Há tantas mais frutas…talvez num próximo post daremo-vos a conhecer mais algumas!
Mas fiquem aqui para finalizar com uma foto da senhora Banana que ontem descobrimos e claro…não resistimos a comprar e experimentar!
Era saborosa, mas não muito prática de se comer…
sábado, 12 de junho de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)